quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Claudio Garcia conheceu Paulo Menten

Conheci Paulo Menten, primeiramente, escutando-o numa entrevista concedida a Radio Universidade Estadual de Londrina. Decidi conhecê-lo. Fui ao seu ateliê, próximo ao aeroporto de Londrina e fiquei encantado com as máquinas, prensas, com alguns artistas londrinenses que trabalhavam por lá (Onildes, Lúcia etc.) e, por isto, decidi fazer parte desse grupo. Foi um período muito rico e fascinante devido à ambiência do local formada em torno da prática artística voltada à gravura. Frequentei o seu ateliê semanalmente e dei prosseguimento às gravuras que trouxera do Rio de Janeiro, cidade onde morei por treze anos antes de chegar aqui. Paulo lidou com o meu trabalho dignamente, foi sutil quando discordava de alguma coisa, respeitoso com as minhas decisões, enfim, um bom mestre fazendo me sentir em casa e a vontade para trabalhar.

A atividade de gravador favorece o convívio em grupo do qual leguei o cuidado, a atenção e o respeito que hoje transfiro aos meus alunos da Universidade Estadual de Londrina, onde trabalho como professor, pesquisador e artista.

Espero que o acervo Paulo Menten não seja levado para fora de Londrina, pois, é um patrimônio cultural importantíssimo e pelo fato de estar fincado na terra vermelha, daqui não pode sair.

3 comentários:

  1. Oi!
    Fiz gravura em Metal com o Claudio Garcia no Museu do Ingá - Niterói/ RJ e gostaria se possível que me ajuda-se a descobrir um meio de comunicação com ele.
    Deixo meu e-mail: adrianarsa@hotmail.com
    Ele me conhece como Drika.
    Obrigada!
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Informamos a todos que o artista plástico Paulo Menten faleceu neste sábado dia 28/05/2011 as 14:00 hs. em São Paulo, enterrado no cemitério chora menino zona norte de São Paulo.
    Grata

    Elizabete Menten, filha do artista.

    ResponderExcluir
  3. Conheci Paulo Menten em 1978 na abertura do Salão de Arte Contemporânea de Santo Andre, na ocasião eu havia ganho um premio na referida mostra, Paulo Menten era um dos membros do júri. Minhas obras eram desenhos e ele falou-me que eu tinha um potencial para trabalhar com litografia e convidou-me para visitar seu atelier instalado em São Caetano. Passei a freqüentar regularmente junto com outro artista Ciro Cozzolino, durante 6 meses daquele ano trabalhando em seu amplo atelier. Ele passou as informações técnicas e acompanhou todo o processo da litografia, realizei 3 gravuras sem chegar a fazer tiragens, somente provas de estado. Neste mesmo ano inesperadamente ele transferiu seu atelier para o Paraná, depois disto eu nunca mais tive contato com ele. Paulo Menten era uma grande pessoa, gostaria de ter conversado mais com ele e ter trocado mais informações. Sergio Niculitcheff

    ResponderExcluir